terça-feira, 4 de agosto de 2009

Para promover uma cidade não é necessário muito dinheiro

Ainda não são muitas, mas já há algumas cidades a descobrir o Youtube para fazer a sua promoção a custos imbatíveis. Por exemplo, este vídeo na estação central de Antuérpia, já foi visto 8.470.000 vezes nos últimos 4 meses. Para ter uma audiência semelhante em televisão seria necessário dispender cerca de 250.000€ para um anúncio de 30 segundos (mais o custo da criação do anúncio). Nos 10 minutos que demorei para escrever este texto, o vídeo foi visto por mais 5000 pessoas. A este ritmo, no fim do ano poderá valer o equivalente a mais de 1.000.000€ em publicidade!

É um exemplo de como é possível fazer promoção de uma cidade sem necessidade de grandes recursos ou eventos. Basta uma boa dose de imaginação e originalidade e uma câmara de vídeo. Como contraste, não consegui encontrar vídeos sobre o Porto (cidade) que atingissem sequer as 100.000 views. O melhor que encontrei foi 88.000 views no inesquecível Porto Sentido. Aqui está um nicho de promoção que vale a pena explorar.

Nota: a única falha do vídeo de Antuérpia é que a estação central não é particularmente apelativa. Mas se fosse no Porto... imaginem qual não seria o impacto se fosse filmado na entrada da estação de S. Bento!

Sem comentários: