quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Douro vai ter um festival de cinema

É hoje anunciada a programação do Douro Film Harvest, festival de cinema cuja primeira edição, em Setembro, terá as presenças de Milos Forman e Andie MacDowell

A ideia começa já nas próximas vindimas do vale do Douro com o arranque da primeira edição do Douro Film Harvest, festival internacional de cinema, entre 10 e 13 de Setembro. Tem Moritz de Hadeln (ex-director histórico nos Festivais de Berlim, Locarno ou Veneza) como consultor especial e Milos Forman, Andie MacDowell e Kyle Eastwood como principais convidados.

Ao contrário de outros festivais de cinema (centrados em fortes e originais programações, obras temáticas, realizadores ou actores, etc) este recém-nascido Douro Film Harvest - que hoje apresenta no Porto a sua programação total - é organizado, entre outros, pelo Turismo do Douro, com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e da Estrutura de Missão para Região Demarcada do Douro e pretende ser, nas palavras de António Martinho (presidente da Turismo do Douro) ao DN, "um festival de cunho internacional marcado pelo prestígio do Douro com o objectivo muito próprio de universalizar esta paisagem única como um cenário internacional de filmagens. Os convidados especiais funcionam como o interface do realizador / actor/ compositor / produtor que representa os aspectos de uma arte global e da ligação entre culturas. A ideia opera como um todo na promoção do Douro e até do seu turismo cultural, proporcionando assim um resultado optimizado".

Segundo António Martinho, o novo festival para além de poder vir a colocar a região do Douro "no mapa dos eventos de cinema a nível mundial, vem ainda projectar a região como palco ideal para a realização de filmes. Quem não gostaria de filmar num quadro natural que é Património Mundial, tão denso, colorido e envolvente, afusão perfeita entre o trabalhodo homem e as maravilhas danatureza?". Uma das originalidades do Douro Harvest Film (ouseja o Festival das Vindimas, ou colheitas,do Douro) consiste em ser "o primeiro festi-val descentralizado do mundo, ao decorrer em simultâneo em várias localidades do vale.Todos os dias, há uma programação variada no Teatrode Vila Real, no Teatro RibeiroConceição, em Lamego, e no re-novado Cine-Teatro de Torrede Moncorvo", acrescentou.

O filme vencedor receberá o novo galardão "Vintage Port", promovendo assim internacionalmente, e intencionalmente, o vinho do Porto, estando a Direcção de Programação a cargo de Salvato Telles de Menezes. Um certame mais virado para a indústria (talvez como o Festival de Deauville, que se realiza todos os anos na Normandia, e funciona como um grande mercado cinematográfico) e para os recursos naturais e económicos da região duriense expostos no trabalho de Manoel de Oliveira, o clássico Douro, Faina Fluvial.

A gala de inauguração do Douro Harvest tem lugar a 9 de Setembro, em Vila Real, e as exibições começam no dia seguinte, com destaque para a actuação (dia 12) do compositor Kyle Eastwood, filho de Clint Eastwood - responsável pelas bandas sonoras de Million Dollar Baby ou Grand Torino - que com os recursos da sua bem calibrada banda de jazz, visita Portugal pela primeira vez. Espectáculo a não perder. O encerramento do festival tem lugar dia 13, em Lamego.

Diário de Notícias

Sem comentários: