Save on hotels with HotelsCombined.com

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

"Durante nove meses a viajar pelo país tenho dormido a maior parte do tempo fora de casa, sempre em hotéis, pensões ou residenciais. Já foram cerca de 200 noites em alojamentos pagos, o que me permite tirar algumas conclusões sobre o alojamento hoteleiro de média dimensão em Portugal:

  • Hoje em dia, todos os alojamentos têm casa de banho privativa;
  • A água do duche raramente está à temperatura e à pressão de que gostamos;
  • Por norma, as toalhas de banho são sempre mais curtas do que os toalhões lá de casa;
  • No Inverno, nenhum hotel utiliza lençóis de flanela nas camas;
  • É frequente haver pelo menos um canal ou comando de televisão que não funciona;
  • Senti falta de um hotel em que a hora limite de saída não fosse o meio-dia. A alternativa para este caso podia ser um motel mas, ao contrário do que acontece noutros países, os motéis em Portugal estão bastante conotados com encontros sexuais.
  • Encontrei apenas dois hotéis que ainda têm a Bíblia na mesa de cabeceira.
  • Vários hotéis fazem marketing ambiental colocando um aviso nos quartos para que seja o cliente a decidir quando pretende ou não a troca de toalhas e lençóis. Em todos os casos, respeitei sempre a indicações dos panfletos, mas o meu desejo não se concretizou. Trocaram-me a roupa da cama e as toalhas mesmo quando dei indicações para não o fazerem. Ouvi várias explicações: Desde o «é política da casa trocar os lençóis todos os dias» a um «estamos a trabalhar para ter a certificação ambiental». Ora, se o cliente respeita as indicações sugeridas pelos panfletos e essa vontade não é correspondida, para que servem afinal os papéis onde os hotéis apregoam ser amigos do ambiente?
  • Raramente reservei hotéis. E quando o fiz foi sempre por telefone, nunca pela internet.
    Os preços são díspares e bastante aleatórios. Houve casos em que percebi que o preço foi estipulado pelo meu aspecto e pela maior ou menor simpatia que tive na abordagem à recepcionista.
  • Muitos hotéis fazem o chamado preço de empresa (descontos quando a factura é passada em nome de uma empresa). O mínimo que paguei foram 20 euros e o máximo 80. A média anda nos 35/40 euros por noite.
  • Há hotéis que cobram preços por quarto (independentemente do número de pessoas), outros pela quantidade de pessoas e outros ainda pelo tipo de tipo de cama (individual ou de casal).
  • A classificação dos hotéis em Portugal, apesar de estar legislada, é confusa. Há alojamentos de 2 estrelas que parecem ter 4 e hotéis de 3 que mais parecem pensões baratas.
Caricato: fiquei uma noite num hotel de três andares em que não havia recepcionista. A porta principal ficou fechada, sem que ninguém estivesse a zelar pela segurança dos hóspedes. Antes de me deitar deram-me um número de telemóvel para eu ligar, caso houvesse algum problema durante a noite... e explicaram-me que, dado haver pouco movimento, a família proprietária do hotel ficava em casa, que era «já ali ao cimo da rua». Felizmente dormi sem sobressaltos!"

Na TSF Online, Fim da Rua, por Rui Miguel Silva

Sem comentários: