terça-feira, 11 de agosto de 2009

Douro Film Harvest homenageia Forman

O realizador Milos Forman vai ser o homenageado da primeira edição do Douro Film Harvest, a decorrer entre 9 e 13 de Setembro em vários concelhos de Trás-os-Montes. O cineasta, vencedor de dois Oscars, receberá o galardoão CastaDouro Carreira.


O nome do realizador foi confirmado ontem, em conferência de imprensa, na cidade do Porto, pelo director de programação do festival, Salvato Telles de Menezes. Milos Forman vai ser premiado pela carreira e cinco dos seus filmes vão ser exibidos no evento.

O Douro Film Harvest surge com o intuito de promover a região do Douro como possível cenário de produções cinematográficas. "Mostrar o Douro ao mundo do cinema e levá-lo mais longe" é um dos objectivos da iniciativa, como afirmou António Martinho, presidente da Turismo do Douro, uma das entidades organizadoras.


As cidades de Vila Real, a quem caberá as honras de apresentação, Lamego, Torre de Moncorvo e Santa Marta de Penaguião vão ser o palco deste encontro cinematográfico. Segundo o director de programação, a organização procura possibilitar a reunião de personalidades do mundo do cinema naquele espaço.

O compositor Kyle Eastwood - filho de Clint Eastwood -, juntamente com a sua banda de jazz, é uma das presenças confirmadas no festival, onde vai actuar a 12 de Setembro. O músico compôs a banda-sonora de filmes como "Mystic river", "Gran Torino" e "Million dollar baby".

Por sua vez, a actriz Andie Macdowell, conhecida pelos filmes "Quatro casamentos e um funeral" e "Mulheres de armas", entre outros, também vai receber um tributo.

O Douro Film Harvest "é o primeiro no Mundo a desdobrar-se por várias localidades, conferindo-lhe", segundo Miguel Vaz, director executivo do certame, "uma lógica de simultaneidade".

A iniciativa é organizada pela Entidade Regional de Turismo do Douro, Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, sendo Moritz de Hadeln, organizador de festivais de Veneza, um dos co-fundadores.

O festival conta com um cartaz constituído por filmes de várias origens, cabendo ao público a escolha do melhor, que receberá o Prémio Vintage.

Jornal de Notícias

Sem comentários: