terça-feira, 4 de agosto de 2009

Algarve cria complexo de estúdios e cativa indústria norte-americana

É uma ideia interessante. Porque não apostar no Porto para filmes em espaço urbano? Bem, já tivemos o Star-Crossed...

"O Algarve está a transformar-se no berço de um complexo de estúdios de cinema que pretende colocar a região no mapa das produções de Hollywood e que poderá alterar a lógica de funcionamento do sector em Portugal. O projecto intitula-se Picture Portugal, partiu da Câmara Municipal de Portimão e da Algarve Film Comission, e situa-se no Park Algar, uma estrutura com mais de uma centena de hectares junto ao Autódromo do Algarve e que inclui ainda hotéis e um centro tecnológico.

O actor Joaquim de Almeida é um dos rostos mediáticos deste projecto que tem como objectivo cativar responsáveis dos estúdios de cinema e os produtores norte-americanos para que escolham o Algarve para rodar os seus filmes.

O complexo de estúdios, que permitirá, por exemplo, realizar trabalho de pós-produção e laboratório, implica um investimento estimado em 200 milhões de euros e só estará concluído em Fevereiro de 2011. Para esse objectivo final, está previsto ainda a realização de um festival de cinema na Praia da Rocha, com uma forte componente internacional.

Apesar do complexo em Portimão não estar ainda terminado, está já em marcha cerca de uma dezena de projectos cinematográficos que terão co-produção portuguesa, fruto de vários contactos realizados pela Picture Portugal ao longo dos últimos dois anos com responsáveis da indústria cinematográfica internacional.

A produção de 11 filmes, alguns ainda em fase de reescrita de guião e outros de escolha de elenco, envolve um orçamento total de 95,5 milhões de euros, dos quais 16,5 são investimento da produtora Bartholomeu Digital Cinema.

Entre os 11 filmes a desenvolver até 2011 contam-se "Femina", com a actriz italiana Sophia Loren como protagonista, e "Mendes", inspirado na vida do cônsul português Aristides de Sousa Mendes, ambos com realização de Matt Cimber. Há ainda outras produções em carteira, com contratos já assinados, que vão do thriller à comédia romântica, passando pela ficção científica, neste caso pela mão do produtor Walter Hill, que trabalhou na série de filmes "Alien"."

Opção Turismo

Sem comentários: