segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Barómetro IPDT: “ERT’s devem ser responsáveis pela promoção interna e externa”

As Entidades Regionais de Turismo devem ser responsáveis não apenas pela promoção interna do turismo, como também junto dos mercados externos, é a opinião de 58,8% dos inquiridos da 29ª edição do Barómetro Academia do Turismo, contra 41,2% que considera que as ERT's devem concentrar as responsabilidades de promoção interna. Ainda de acordo com os resultados desta sondagem efectuada pelo IPDT, a maioria dos inquiridos (73%) vê com bons olhos a recente reorganização administrativa do sector turístico. Cerca de metade (46%) considera "bom" o impacto motivado pela reestruturação (para as actuais 11 ERT's), contra 27% não encara a reforma como uma oportunidade de tornar mais eficiente a promoção turística das diferentes regiões.No momento em que a Ryanair se prepara para inaugurar a primeira rota de baixo custo entre Porto e Faro, o painel foi também auscultado sobre a exploração das rotas internas nacionais por parte de companhias aéreas low cost. A esmagadora maioria dos inquiridos (87,1%) concorda com esta situação, enquanto que 8,6% partilha de opinião contrária. Nota ainda para uma pequena percentagem dos inquiridos (1,4%) que apoia a exploração de ligações aéreas domésticas por parte de empresas de baixo custo, desde que a rota Lisboa-Porto não seja abrangida. Passado o período do Verão, o Barómetro Academia do Turismo procurou ainda avaliar o desempenho do turismo nacional, comparativamente ao mesmo período de 2008. Os resultados vão ao encontro do esperado. Recorde-se que na edição 27 do Barómetro, lançada em Abril de 2009, o painel já previa um Verão mais fraco ao nível dos principais indicadores turísticos.

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