Save on hotels with HotelsCombined.com

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Perfil do turista que visita o Porto e Norte de Portugal

Está traçado o perfil dos turistas que visitam o Porto e Norte de Portugal e que aterram no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O estudo, apresentado na passada quarta-feira, foi elaborado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP), e com o apoio do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. As férias são para a esmagadora maioria dos inquiridos (60%) o principal motivo de visita ao Porto e Norte de Portugal.A Internet foi o meio mais procurado para organizar a viagem à região do PNP com 54% a preferir esta ferramenta. Segue-se a agência de viagens para 23% dos inquiridos e 11% não fez qualquer marcação prévia. Note-se que 4% planeou a viagem por telefone e email e 3% respondeu que a sua empresa tratou de todo o planeamento. Apenas 1% disse que marcou a viagem através de conhecidos.

No que toca à reserva da viagem, 41,9% efectuou a marcação com seis ou mais semanas de antecedência, 21,1% com duas a três semanas, 18,6% a menos de uma semana de viajar, e 18,4% entre quatro a cinco semanas.

Este estudo apurou ainda que 289 dos turistas alugaram carro para se deslocarem na região. Já 271 dos visitantes utilizou preferencialmente o autocarro nas suas deslocações no PNP, 226 andaram de comboio, 154 preferiram usar o carro de familiares ou amigos na região e 152 escolheram o táxi.

As actividades mais praticadas no PNP também foram auscultadas nesta pesquisa. No ranking das mais procuradas surgiu a visita a monumentos da região para 61,3% dos turistas; a motivação que se seguiu foi a gastronomia para 58,2%; depois as compras para 52,1%; a visita às caves do vinho do Porto para 43,1%. Outras das atracções que os turistas apontaram foram: ir à praia para 39,7%; visitar museus para 37,4%; comprar artesanato regional para 34,9%; passear de carro (34,8%); gozar a animação nocturna (24,6%); cruzeiros de barco no Douro (20,3%); assistir a eventos culturais (17,1%), circuitos organizados de autocarro (13,4%; paisagem (12,3%; assistir a eventos desportivos (7,3%; visitar o vale do Douro (5,6%) e jogar golfe (2,2%).

Os cinco principais mercados emissores para a região Porto e Norte de Portugal foram a França (16,2%), Alemanha (13,8%), Bélgica (10,6%), Espanha (8,0%) e Reino Unido (6,8%). A pesquisa revelou também que 6,33 dos viajantes que estiveram no PNP de férias recomenda o destino, 5,88 tenciona regressar e 6,06 mostrou-se satisfeito com a visita à região.

Publituris

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Algarve promove oferta na Galiza

A Associação Turismo do Algarve (ATA) participou na Expogalaecia 2009 - Salón de Turismo, Gastronomía y Artesanía de Galicia y Norte de Portugal - que decorreu até ontem em Vigo, no intuito de reforçar a sua aposta na Galiza. O Algarve marcou presença nesta feira através de um stand promocional de 36 m2 onde disponibilizou informação turística aos visitantes e reuniu com a imprensa e agentes do sector.A anteceder a sua presença na feira e durante os dias do evento, a ATA promoveu uma campanha em rádios locais com um spot de 30 segundos transmitido na Cadena Ser, Cadena Dial, Rádio Cope e Rádio Voz. Além do spot, em todas as rádios promove passatempos com a oferta aos ouvintes de prémios disponibilizados por vários parceiros da ATA.

A ATA recorda no comunicado enviado que esta foi a segunda presença do Algarve na Galiza em 2009, "após o êxito obtido em Maio com o evento "Algarve Invita Galicia" que recebeu 22000 visitantes, gerando um volume de negócio considerável às empresas algarvias". A associação admitiu ainda o desejo de reeditar o evento em 2010, "mantendo uma aposta reforçada neste mercado emissor, potencializando a nova rota Porto - Faro que se espera estratégica para o aumento do fluxo de turismo galego para a região".

Publituris