Save on hotels with HotelsCombined.com
Mostrar mensagens com a etiqueta Eventos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Eventos. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 24 de março de 2010

APHORT reivindica realização da Cimeira da NATO no Porto

Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) reivindica a realização da Cimeira da NATO, prevista para Novembro deste ano, no Porto. A APHORT enviou o pedido por carta endereçada ao Presidente da República, considerando que as entidades da cidade "estarão à altura deste desafio".

"Recolocar a cidade do Porto e a região na rota das grandes cimeiras internacionais, projectando-as para um outro plano de reconhecimento externo" é o grande objectivo desta proposta da APHORT que no comunicado enviado relembra que "desde 1998, ano em que teve lugar a Cimeira Ibero-Americana, o Porto não recebe um evento com estas características, que conte com a participação de Chefes de Estado e de Governo".

Via Publituris

segunda-feira, 1 de março de 2010

FantasPorto 2010

Programa disponível no site oficial do FantasPorto.

Fantasporto é pretexto para visitar a Invicta

Os 300 quilómetros que separam Lisboa do Porto são, por vezes, uma desculpa para que a vida cultural das duas cidades não se cruze. Contudo, existem eventos como o Fantasporto que têm o efeito contrário.

Pedro Godinho, de 26 anos, é estudante de Filosofia e veio de Lisboa com mais quatro amigos "pelo cinema", mas também porque este é um bom "pretexto para vir ao Porto". O que mais o atrai não é especificamente o cinema fantástico, mas a diversidade que o cartaz do festival oferece.

Este grupo de cinco amigos, vindos de Lisboa, Fundão e Aveiro, não temeu o mau tempo e fez-se à estrada na noite de sexta-feira para aproveitar um fim-de-semana que se dividiu entre o cinema e a vida nocturna do Norte.

Se para Pedro esta é já a terceira edição do Fantasporto a que assiste, para Miguel Campos, de 21 anos, 2010 é uma estreia absoluta.

"Ontem [sábado] estive a ver o 'La horde', um filme francês de zombies, e estiveram cá os realizadores a falar um pouco connosco. Acho que essa iniciativa é muito boa", destacou Miguel, que, apesar de só ter consguido ver dois filmes, faz um balanço positivo da primeira ida ao festival. Já Marta Fernandes, que esteve em edições anteriores, lamenta o número reduzido de películas visionadas, culpa das longas noites da Invicta.

Na capital, Pedro costuma assistir ao IndieLisboa e ao DocLisboa, mas acha que o "Fantas" "é dos festivais que têm uma relação mais próxima com a cidade", considerando mesmo que, em termos de organização, talvez seja dos melhores.

Somando o preço dos bilhetes, combustível e uma residencial "low cost", um fim-de-semana de "Fantas" e Porto fica entre os 100 e 150 euros. Pedro assume que esta quantia faz mossa no orçamento, mas "também é só uma vez por ano".

Ministra oferece 'Casa do Cinema' para Fantasporto

Gabriela Canavilhas reiterou o apoio ao festival de cinema que considera "um símbolo de Portugal e do Porto".

Foi sob o signo da incerteza que o Fantasporto-Festival Internacional de Cinema do Porto abriu, na sexta-feira, as portas da sua 30.ª edição.

A não confirmação da autarquia portuense da disponibilidade do teatro Rivoli continuar a receber as edições do Fanstaporto foi uma sombra que pairou sobre a inauguração, adensada pela ausência de Rui Rio, presidente da Câmara do Porto na cerimónia.

No discurso que proferiu na sessão de abertura do festival, a ministra da Cultura, não ignorou esta problemática, afirmando todo o seu "empenho em consolidar o projecto do Fantasporto" e ofereceu inclusive as instalações da futura casa do Cinema do Porto para acolher as próximas edições do evento.

Esta oferta não poderá contudo ser aceite, pois, como explicou Mário Dorminsky, da direcção do festival, "A Casa das Artes, onde será instalada a Casa do Cinema, não tem, infelizmente, condições de dimensão, nem localização para a realização de um evento da envergadura do Fantasporto."

Gabrielha Canavilhas assegurou, porém, que o ministério da Cultura pretende apoiar o festival.
Reconhecendo a importância da presença da ministra na abertura do evento, Dorminsky não deixa de afirmar esperar que "uma abertura de portas para um diálogo que leve ao cumprimento formal do anunciado apoio do Estado ao festival, que tudo leva a crer que venha a ser aumentado".

Este Festival Internacional de Cinema, que a ministra definiu como sendo "um símbolo de Portugal e do Porto", realiza-se, desde 1998 no teatro Rivoli, quando a autarquia transformou este espaço num teatro municipal.

Não obstante as incertezas, a edição deste ano, que decorre até 7 de Março, vai exibir 401 filmes, dos quais 40 nas diferentes secções oficiais competitivas (Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores, Curtas de Cinema Fantástico e Orient Express).

Em paralelo, o festival convoca a pintura a de Agostinho Santos. Até 8 de Março, o Teatro Rivoli, exibe várias telas deste autor reunidas em torno do tema "Mapeando o Imaginário". Hoje passam, em retrospectiva, Alphaville de Jean-Luc Godard e Hiroshima meu amor , de Alain Resnais.

Via DN

PCP propõe que o Instituto do Turismo aumente o subsídio ao FantasPorto

A bancada do PCP apresentou à Assembleia da República uma proposta para que o Instituto Português do Turismo reforce em cem mil euros o subsídio que atribui ao Fantasporto. A proposta, assinada por Bernardino Soares, Honório Novo e Jorge Machado, será votada ainda esta semana no Parlamento, no âmbito da discussão do Orçamento de Estado. De acordo com Honório Novo, a proposta surge por ter sido considerado pelo PCP que o subsídio atribuído este ano não se coaduna com a projecção internacional do festival. O deputado refere ainda que a proposta está aberta à subscrição de outros grupos partidários. Honório Novo entende que o festival, que considera ser o maior evento de cinema em solo nacional, contribui para a divulgação internacional de Portugal e por isso mesmo diz ser "inaceitável o actual montante do subsídio atribuído pelo Instituto Português do Turismo.

Via Público

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Porto bate recorde de assistência da Red Bull Air Race - 720 mil espectadores

720 mil pessoas lotaram as margens do Douro no dia da corrida, vencida pelo britânico Paul Bonhomme. Mais do que as 630 mil de Budapeste, que tinha sido o recorde da época. E o Porto vai voltar a acolher a competição.

Quem tivesse dúvidas sobre a continuação, ano após ano, do tremendo sucesso da festa dos aviões nas margens de Porto e Gaia, teve ontem a resposta: 720 mil pessoas lotaram todos os espaços possíveis, desde que houvesse o mínimo de visibilidade sobre o Douro. Em vez de perder espectadores, o Air Race do Douro ganha-os a cada edição que passa. Desta vez, houve um recorde absoluto de assistência no dia das corridas. Durante a semana de preparação da prova, André Carvalho, director de marketing da Red Bull Portugal, duvidava que pudessem caber nas zonas históricas de Porto e Gaia mais do que as 650 mil pessoas, que marcaram presença no dia de corridas do ano passado. Porém, este ano, a marca foi superada em 70 mil espectadores, segundo uma estimativa feita através de dados recolhidos pelos helicópteros da organização.

O recorde atinge proporções planetárias, já que, também segundo dados da organização, a etapa portuense bateu os números de público das outras quatro etapas que se tinham realizado até ao momento. A maior assistência da temporada tinha acontecido em Budapeste, com 630 mil pessoas nas margens do Danúbio. Windsor, no Canadá, também se aproximou destes números.

Já as etapas de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e de San Diego, nos Estados Unidos, estiveram abaixo das expectativas em termos de público. Os 720 mil entusiastas dos ases da aviação que ontem emolduraram os centros históricos de Porto e Gaia representaram um novo recorde, depois das 200 mil pessoas que no sábado terem chegado para alcançar a marca de maior assistência num dia de qualificações.

Feliz com o banho de multidão nas margens do Douro e com a promoção turística que um evento transmitido para 137 países em todo o mundo traz à cidade, o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, salientou o enorme retorno mediático e financeiro - calculado em valores estimados entre os 17 e os 23 milhões de euros, num estudo realizado pela Faculdade de Economia do Porto -, aproveitando para deixar a porta aberta para as regresso dos aviões no próximo ano. "Tinha algumas dúvidas se, nesta terceira edição, nós conseguíamos ter o mesmo nível de assistência nas margens do rio. Efectivamente, verifica-se que não há menos gente que em anos anteriores, antes pelo contrário", referiu o autarca portuense, que disse não poder garantir a cem por cento o regresso dos aviões no próximo ano por uma questão meramente eleitoral. O contrato de três anos entre a Red Bull e as entidades portuguesas terminou ontem e, apesar de haver negociações em curso, conforme revelou Fernando Figueiredo, da organização portuguesa da prova - facto confirmado Rui Rio -, o edil ainda não pôde anunciar de forma categórica o regresso do espectáculo dos céus no próximo triénio: "Se ganhar as eleições, tenho obrigação de manter esta aposta. Há conversações com a Redbull e disponibilidade deles para continuarem a vir ao Porto, agora, neste momento, não me posso comprometer com algo que poderá não passar por mim no futuro." A assinatura de novo acordo depende também da Câmara de Gaia, que já terá revelado o seu interesse em manter o evento para os próximos três anos - Luís Filipe Menezes até já falou em aumentar o investimento, que ronda o meio milhão de euros por cada autarquia. Uma iniciativa que, a concretizar-se, terá de voltar a congregar esforços entre as autarquias, o poder central e entidades que trazem patrocínios de peso, em particular, o Turismo do Porto e do Norte de Portugal.

Diário de Notícias

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Concertos tardios continuam na zona histórica do Porto

A realização de eventos deveria servir para atrair turistas e animar a zona histórica do Porto. Não para afastar turistas e perturbar os moradores. Existirá algum motivo para que os concertos não terminem à meia-noite, ou é apenas má organização e desleixo?

De pouco vale levar o Turismo do Douro levar 40 embaixadores a visitar o Douro se depois tratamos assim outros potenciais embaixadores. A criação de um destino turístico de qualidade não se compadece com este tipo de situações. Nem a atracção de moradores para a Baixa.

"Domingo de manhã, o alcaide da cidade de Fez, Marrocos, arrumou as malas e saiu apressadamente do Hotel Infante de Sagres, no Porto, onde ia ficar mais duas noites, com familiares. "Não fico mais aqui, passei uma noite de pesadelo", disse ao director do hotel, Paulo Carvalho, que ontem contou o sucedido ao JN, sublinhando que este cliente VIP foi apenas um dos que decidiu não voltar ao hotel de cinco estrelas por causa do barulho dos concertos que estão a decorrer todos os sábados, desde 16 de Julho, na Praça Filipa de Lencastre.


"Fiquei mortificado de vergonha. Perdi um grande cliente, que é presidente da Câmara de uma cidade turística com mais de um milhão de habitantes, perdi três noites de estadia, mas o mais importante é ter perdido a imagem, que é inquantificável", disse, indignado, ao JN, o responsável do hotel.


Desde que os concertos do ciclo Downtown Sounds começaram naquela praça - há actuações agendadas até 19 de Setembro, todos os sábados à noite, a partir das 22.30 horas - que Paulo Carvalho adquiriu o hábito de pedir desculpas a quem pernoita no hotel situado do outro lado da rua do palco. "Houve clientes que disseram que não punham mais cá os pés e temos tido muitas reclamações", relatou, ressalvando não ser contra a animação na Baixa, mas sim contra a forma como o evento está a ser controlado.


"O primeiro concerto acabou às quatro da manhã e este fim-de-semana acabou à uma da manhã. Chamámos a Polícia, que nada fez, dizendo que havia autorização", contou o director da unidade hoteleira. Além disso, "todos os sábados e domingos de manhã temos que deitar lixívia pura na entrada do hotel, porque fazem lá necessidades. E há ainda os vidros, os copos e as garrafas", assinalou. Diz ter tentado obter esclarecimentos junto da empresa municipal PortoLazer, que promove a animação na Baixa no Verão, sem sucesso.


Recorde-se que, no final de Julho, perante queixas da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), a Porto Lazer comprometeu-se a cumprir rigorosamente o horário de fim dos concertos, que é à meia-noite. O JN tentou ontem, sem sucesso, falar com o director da empresa municipal. "

Jornal de Notícias

Douro Film Harvest homenageia Forman

O realizador Milos Forman vai ser o homenageado da primeira edição do Douro Film Harvest, a decorrer entre 9 e 13 de Setembro em vários concelhos de Trás-os-Montes. O cineasta, vencedor de dois Oscars, receberá o galardoão CastaDouro Carreira.


O nome do realizador foi confirmado ontem, em conferência de imprensa, na cidade do Porto, pelo director de programação do festival, Salvato Telles de Menezes. Milos Forman vai ser premiado pela carreira e cinco dos seus filmes vão ser exibidos no evento.

O Douro Film Harvest surge com o intuito de promover a região do Douro como possível cenário de produções cinematográficas. "Mostrar o Douro ao mundo do cinema e levá-lo mais longe" é um dos objectivos da iniciativa, como afirmou António Martinho, presidente da Turismo do Douro, uma das entidades organizadoras.


As cidades de Vila Real, a quem caberá as honras de apresentação, Lamego, Torre de Moncorvo e Santa Marta de Penaguião vão ser o palco deste encontro cinematográfico. Segundo o director de programação, a organização procura possibilitar a reunião de personalidades do mundo do cinema naquele espaço.

O compositor Kyle Eastwood - filho de Clint Eastwood -, juntamente com a sua banda de jazz, é uma das presenças confirmadas no festival, onde vai actuar a 12 de Setembro. O músico compôs a banda-sonora de filmes como "Mystic river", "Gran Torino" e "Million dollar baby".

Por sua vez, a actriz Andie Macdowell, conhecida pelos filmes "Quatro casamentos e um funeral" e "Mulheres de armas", entre outros, também vai receber um tributo.

O Douro Film Harvest "é o primeiro no Mundo a desdobrar-se por várias localidades, conferindo-lhe", segundo Miguel Vaz, director executivo do certame, "uma lógica de simultaneidade".

A iniciativa é organizada pela Entidade Regional de Turismo do Douro, Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, sendo Moritz de Hadeln, organizador de festivais de Veneza, um dos co-fundadores.

O festival conta com um cartaz constituído por filmes de várias origens, cabendo ao público a escolha do melhor, que receberá o Prémio Vintage.

Jornal de Notícias

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Douro vai ter um festival de cinema

É hoje anunciada a programação do Douro Film Harvest, festival de cinema cuja primeira edição, em Setembro, terá as presenças de Milos Forman e Andie MacDowell

A ideia começa já nas próximas vindimas do vale do Douro com o arranque da primeira edição do Douro Film Harvest, festival internacional de cinema, entre 10 e 13 de Setembro. Tem Moritz de Hadeln (ex-director histórico nos Festivais de Berlim, Locarno ou Veneza) como consultor especial e Milos Forman, Andie MacDowell e Kyle Eastwood como principais convidados.

Ao contrário de outros festivais de cinema (centrados em fortes e originais programações, obras temáticas, realizadores ou actores, etc) este recém-nascido Douro Film Harvest - que hoje apresenta no Porto a sua programação total - é organizado, entre outros, pelo Turismo do Douro, com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e da Estrutura de Missão para Região Demarcada do Douro e pretende ser, nas palavras de António Martinho (presidente da Turismo do Douro) ao DN, "um festival de cunho internacional marcado pelo prestígio do Douro com o objectivo muito próprio de universalizar esta paisagem única como um cenário internacional de filmagens. Os convidados especiais funcionam como o interface do realizador / actor/ compositor / produtor que representa os aspectos de uma arte global e da ligação entre culturas. A ideia opera como um todo na promoção do Douro e até do seu turismo cultural, proporcionando assim um resultado optimizado".

Segundo António Martinho, o novo festival para além de poder vir a colocar a região do Douro "no mapa dos eventos de cinema a nível mundial, vem ainda projectar a região como palco ideal para a realização de filmes. Quem não gostaria de filmar num quadro natural que é Património Mundial, tão denso, colorido e envolvente, afusão perfeita entre o trabalhodo homem e as maravilhas danatureza?". Uma das originalidades do Douro Harvest Film (ouseja o Festival das Vindimas, ou colheitas,do Douro) consiste em ser "o primeiro festi-val descentralizado do mundo, ao decorrer em simultâneo em várias localidades do vale.Todos os dias, há uma programação variada no Teatrode Vila Real, no Teatro RibeiroConceição, em Lamego, e no re-novado Cine-Teatro de Torrede Moncorvo", acrescentou.

O filme vencedor receberá o novo galardão "Vintage Port", promovendo assim internacionalmente, e intencionalmente, o vinho do Porto, estando a Direcção de Programação a cargo de Salvato Telles de Menezes. Um certame mais virado para a indústria (talvez como o Festival de Deauville, que se realiza todos os anos na Normandia, e funciona como um grande mercado cinematográfico) e para os recursos naturais e económicos da região duriense expostos no trabalho de Manoel de Oliveira, o clássico Douro, Faina Fluvial.

A gala de inauguração do Douro Harvest tem lugar a 9 de Setembro, em Vila Real, e as exibições começam no dia seguinte, com destaque para a actuação (dia 12) do compositor Kyle Eastwood, filho de Clint Eastwood - responsável pelas bandas sonoras de Million Dollar Baby ou Grand Torino - que com os recursos da sua bem calibrada banda de jazz, visita Portugal pela primeira vez. Espectáculo a não perder. O encerramento do festival tem lugar dia 13, em Lamego.

Diário de Notícias

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Milhares nos dez anos do Intercéltico de Sendim

O Festival Intercéltico de Sendim (FIS), concelho de Miranda do Douro, que terminou anteontem, celebrou dez anos, ao longo dos quais alguns milhares de pessoas têm dado vida ao que muitos garantem ser já o palco de "excelência" da folk na Península Ibérica.
A prová-lo, está o número crescente de espectadores, portugueses e espanhóis, estes vindos das regiões das Astúrias, Galiza e Castela e Leão.

"Andámos mais de quatro horas de carro para vir a Sendim. Ficámos encantados com a programação musical e com a hospitalidade das pessoas locais. Além da música que nos une, há uma série de actividades que permitem não haver tempos mortos", garantiu Rocio Hernadez, da Galiza.

Por outro lado, o FIS recebeu, neste ano, a visita do ministro da Economia e das Finanças, Teixeira dos Santos, que, embora em visita particular, se quis associar à festa da folk, "de forma a contribuir para a sua divulgação".

Foi ainda possível ver a eurodeputada Ilda Figueiredo e a directora regional de Cultura do Norte, entre outras personalidades ligadas à cultura, artes e turismo.

"Já estive no festival no ano passado; sabendo que neste ano se assinalava o 10º aniversario do FIS, resolvi passar por cá, para, assim, testemunhar o evento e, ao mesmo tempo, poder, com a minha presença, dar visibilidade ao festival e a uma região do país que nos merece consideração, entre outros aspectos, pela raiz cultural que tem na língua, música e tradição popular grande parte de uma herança ancestral ", afirmou Teixeira dos Santos.

No campo musical, a excelência da voz da castelhana Maria Salgado, a herança musical dos Lhenga-Lhenga e o ritmo contagiante das músicas populares da Brigada Victor Jara tomaram conto de um acontecimento memorável.

Jornal de Notícias

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Norte acolhe comemorações do Dia Mundial do Turismo em Portugal

O Secretário de Estado do Turismo anunciou ontem que as comemorações do Dia Mundial do Turismo vão decorrer no Norte de Portugal. Dada a coincidência com as eleições legislativas, também a 27 de Setembro, as cerimónias deverão decorrer no dia 26.

“A decisão de realizar o Dia Mundial do Turismo está tomada, será no Porto e Norte de Portugal”, revelou ontem Bernardo Trindade, após a apresentação do relatório de sustentabilidade do Turismo de Portugal e da inauguração do novo centro de documentação da instituição.

Uma vez que no dia 27 irão decorrer eleições legislativas, a Secretaria de Estado está a articular com a entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal a possibilidade de as comemorações do Dia Mundial de Turismo em Portugal terem lugar na véspera, dia 26, sábado. Segundo o Secretário de Estado, “provavelmente faremos a sessão oficial no dia 26 de Setembro, aproveitar esse dia de reflexão eleitoral para chamar a atenção para as temáticas do Turismo”.

Turisver

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Associação de Hotelaria critica empresa municipal devido a concertos tardios junto a hotel de cinco estrelas

A Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) criticou hoje a empresa municipal Porto Lazer por continuar a autorizar a realização de concertos que têm incomodado os hóspedes do hotel Infante Sagres, no Porto.

A realização de concertos na Praça Filipa de Lencastre tem motivado diversas queixas das pessoas alojadas naquele hotel de cinco estrelas, pelo que a associação e a unidade hoteleira temem que o turismo do Porto seja prejudicado.

"A animação da Baixa não pode ser feita a qualquer custo", reclama a APHORT, em comunicado enviado à Lusa. António Conde Pinto, presidente executivo da APHORT, defende que "há outros locais onde se poderiam fazer os concertos, sem prejuízo de ninguém" e refere que isso mesmo já foi sugerido à Porto Lazer. Outra das sugestões apresentadas, no contacto feito com a empresa municipal, foi a "antecipação do horário" dos concertos.

A Porto Lazer acolheu bem a sugestão e já tinha deixado essa indicação à organização do evento, no concerto realizado no passado fim-de-semana. Agora, o director da empresa, Ricardo Almeida, deixa a promessa de acabar com os concertos, caso o incumprimento dos horários se repita no sábado. "Depois do primeiro contacto, falámos com a organização, que são os bares daquela zona, para que os concertos não terminassem depois da meia-noite. O último prolongou-se por 30 ou 40 minutos e já chamámos a atenção de que tal não se pode repetir, caso contrário não serão permitidos mais concertos", disse à Lusa Ricardo Almeida.

Assim, para o concerto de sábado na Praça Filipa de Lencastre, a ordem é para que a música comece às 22:00 e que termine antes da meia-noite, ou "não existirá um quarto espectáculo", avisa Ricardo Almeida.

A APHORT não gostou de ver anunciado um novo concerto para este local e destaca que, embora compreenda "a importância destas iniciativas para a revitalização da Baixa", considera que "esta animação não deverá ser feita a qualquer custo, comprometendo a actividade económica" instalada naquela zona da cidade.

Procurando dar resposta aos pedidos que lhe têm chegado por parte de alguns dos seus associados e considerando que esta situação contribui para a transmissão de uma imagem negativa junto dos visitantes da cidade, a APHORT solicitou já à referida entidade a transferência dos referidos concertos para outro local.

Expresso